QUAL TIPO MAIS COMUM DE TONTURA? LABIRINTITE?
- Dra Vanessa Rocha
- 26 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de jul. de 2021
A tontura é um sintoma presente em diversas doenças diferentes, desde problemas do coração, distúrbios neurológicos, psiquiátricos e até na famosa “labirintite”.
Apesar da maioria dos pacientes com tontura chegarem no meu consultório dizendo que tem labirintite, dificilmente isso é verdade.

A labirintite é uma infecção grave do labirinto que costuma levar à surdez profunda e perda acentuada de função labiríntica do lado acometido. Ainda bem que a labirintite é rara. Com certeza ela não está entre as causas mais frequentes de tontura.
Mas então qual é a causa mais frequente de tontura?
Considerando apenas as doenças do labirinto a origem mais frequente é a chamada VPPB (vertigem postural paroxística benigna) ou “doença dos cristais soltos”.
Trata-se de uma tontura do tipo vertiginosa (sensação de rotação) desencadeada por movimentos como deitar e levantar da cama, virar de um lado para o outro quando deitado, olhar para cima ou para baixo. A vertigem dura de segundos a minutos e pode recorrer várias vezes ao dia. Alguns pacientes referem náuseas e eventualmente vômitos e não há redução da audição.
Seu diagnóstico correto é feito pelo otorrino por meio de testes provocadores (Dix Hallpike e Head Roll) e seu tratamento envolve manobras de reposicionamento.
Quer saber mais sobre tontura?
Envie sua dúvida aqui nos comentários ou no instagram @dravanessaotorrino
DRA VANESSA B. C. ROCHA
CRM 162.728 | RQE – 66525
Comments